Laureados 2016

 

8036

Carlos Dibbern

 

Estudante do 9º ano do Ensino Fundamental, na Escola Estadual Lázaro Duarte do Páteo, destacou-se em 3º lugar no Concurso de Redação e Desenho da Campanha do Agasalho de Limeira.

Participou de algumas edições da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas, conquistando uma medalha de prata, uma de bronze e uma bolsa de estudos no Programa de Iniciação Científica Junior, na UNICAMP.

Foi eleito, “Vereador Júnior” do Município de Limeira, onde se empenhou em desenvolver projetos para que melhorias fossem realizadas na comunidade local.

Com esta trajetória Carlos Dibbern recebe o Troféu Fumagalli 2016!

 

8188

Rafael de Camillo Masson

 

Aluno do Ensino Fundamental do Colégio Novo Acadêmico,sempre seinteressou em atividades extracurriculares como eventos, cursos e métodos de ensino avançados.

Desde 2011 cursa matemática com o método Kumon, sendo medalhista de ouro em cinco anos consecutivos.

Em 2016, foi selecionado para participar da “Jornada Internacional da Ciência e Tecnologia”, promovido pelo órgão vinculado à Agência Espacial Norte Americana (NASA), na Flórida.

Pelo seu destaque e conquistas Rafael de Camilo Masson recebe este reconhecimento de nossa cidade!

 

7799

Marcella Assis Georgini

 

Aluna do Colégio Técnico de Limeira – COTIL, sempre focada em seus estudos, recebeu reconhecimentos como: Prêmio Gazeta de Limeira de Literatura em 2011 e medalha de ouro na Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas, em 2014. Interessada também por artes se dedica ao teatro desde 2010, participando de workshops e cursos.

Realizou intercâmbio cultural na cidade de Vancouver, no Canadá, como também participou do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica da UNICAMP. Através do COTIL, se integrou ao Programa de Internacionalização patrocinado pela UNICAMP, em Salt Lake City – Utah (EUA).

Na vida comunitária se envolveu com a arrecadação e entrega de brinquedos às crianças, participações em manifestações em prol do desenvolvimento social e arrecadação de fundos para auxiliar os moradores de rua da cidade de Limeira.

Por este histórico de destaque, Marcela é reconhecida através desta láurea! 

 

8060

Giuliana Mazzo Sacilotto

 

Aluna do 3º ano do Colégio São José, participativa em ações da escola teve a oportunidade de desenvolver aulas de Direito, Relações Internacionais, Expressão Corporal, Economia e História.

Integrada aos eventos da Instituição de ensino, como Feiras Científicas, além de Jogos Escolares, recebeu, em 2013, a conquista da medalha de ouro no Torneio de Damas da competição. E, esforçadamente conquistou medalha de prata na Olimpíada de Português do Sistema Etapa.

Sempre se envolveu também nos Festivais de Talentos do Colégio, através de apresentações como: poemas, dança e música. Participa da Orquestra Preparatória e de Cordas, tocando violino e, desde 2012 despertou seu talento paraopiano.

Dotada desta vontade em aprender e por suas conquistas Giuliana é merecedora do Troféu Fumagalli!

5119

Milena Bardini 

 

Professora efetiva desde 2013 na Escola Municipal Profª Egle Maria Ciarrochi leciona para o Ensino Fundamental I, tendo como proposta diferenciada em suas aulas jogos pré-desportivos, atividades rítmicas e consciência corporal. Como também inovou, criando um blog, onde são colocados vídeos, textos, fotos sobre conteúdos e aulas, com o objetivo de se integrar junto aos alunos, incentivar nos estudos e nas discussões dos temas ensinados.

Milena também é formada em Educação Física e já defendeu a cidade de Limeira na equipe de Handebol, participou em 2001 da Copa Sul-americana, conquistando o 1º lugar. No segmento esportivo, trabalhou voluntariamente durante três anos em um Projeto de Ginástica Artística para crianças em situação de vulnerabilidade social.

Com esta trajetória profissional exemplar na área da Educação, Milena Bardini é merecedora deste reconhecimento!

 

7930

 João Guilherme Leite

 

Professor de História do Ensino Fundamental II da Escola Estadual Cônego Manuel Alves, João cativa seus alunos utilizando-se de técnicas diferenciadas para despertar o interesse aos temas propostos nos planos de aulas.

Teatro, contação de histórias, palestras, projetos pré-históricos e histórias em quadrinhos de sua autoria, são algumas das ferramentas que promovem a interação entre a disciplina ministrada e os alunos,o professor João também se utiliza de materiais cenográficos e figurinos, permitindoque o aluno se sinta parte do estudo.

Também realizou trabalhos voluntários como paleógrafo e atualmente está inserido no Projeto Reforçando a Matemática, que acontece aos sábados na Escola, onde atende crianças com dificuldade em matemática e oferece gincanas.

Com este talento nato o professor João é destaque desta láurea!

 

8007

Claudia Brasil Vieira

 

Professora de Ciências Biológicas no Colégio Novo Acadêmico, ministrando também aulas no curso de Engenharia Ambiental do ISCA Faculdades, agrega valores aos seus ensinamentos, promovendo atividades extraclasses, como: feiras científicas e culturais, eventos em comemorações, caminhadas ecológicas, coleta de materiais recicláveis, além de campeonatos internos de robótica e lego.

Claudia se integrou à Comissão Interna do Colégio Novo Acadêmico, através do Projeto “Jornada Internacional da Ciência e Tecnologia”, promovido pelo órgão vinculado à Agência Espacial Norte Americana (NASA), fazendo parte também de Projetos da UNESCO, além de ser Coordenadora do Projeto de Robótica e do Projeto Escola da Inteligência.

Na vida comunitária, exerce trabalho voluntário no Centro Vocacional Nossa Senhora das Dores da Diocese de Limeira.

Esta brilhante trajetória de empenho levou a Professora Claudia a receber o Troféu Fumagalli 2016!

7855

Maria Luiza Crispim

 

Destaque no esporte, Maria Luiza, uma atleta limeirense que com perseverança conquistou várias vitórias no Karatê. Dentre suas maiores conquistas, destacam-se: 2 medalhas de ouro no Campeonato Brasileiro de 2014, realizado em Santa Cruz do Sul-RS e medalha de bronze no Campeonato Mundial 2014, realizado em Buenos Aires, na Argentina.

Em 2015, foi vitoriosa no Campeonato Brasileiro, somando 2 medalhas de ouro e uma de prata, além de sua maior conquista recebendo 2 medalhas de ouro e uma de bronze no Campeonato Mundial realizado em Benidorm, na Espanha.

Neste ano de 2016, participou do Campeonato Brasileiro realizado em Limeira, no mês de junho, conquistando uma medalha de ouro e duas de bronze e participa do Campeonato Mundial que aconteceu em outubro, na Itália, conquistando duas medalhas de ouro e duas de prata.

Maria Luiza recebe esta homenagem com muito orgulho de todos os limeirenses!  

 

 

 

 

7822

Sr. Airton dos Santos

 

Residente no Jardim Vitório Lucato, Sr. Airton é líder comunitário nas questões de melhorias do bairro. Possibilita incessantemente o desenvolvimento local, utilizando ferramentas como o esporte para mobilizar a população.

Precursor do Projeto Você é Gente, que contempla uma escola de futebol, buscando possibilitar qualidade de vida para as crianças participantes, aprimorando tambémos valores de disciplina, trabalho em equipe e incentivo aos estudos.

Superando as dificuldades, é persistente e segue suas metas que projetam o sucesso daqueles que um dia passaram por seu grupo.

Pela trajetória de dedicação ao bem comum, Sr. Airton é merecedor do Troféu Fumagalli 2016

 

einstein-faculdades

Faculdades Integradas Einstein de Limeira

 

A faculdade, através da educação esportiva destina bolsas de estudos integrais para atletas com alto índice de competitividade e de baixa renda. Com esta iniciativa, Limeira se mantém há anos entre as primeiras cidades com grande potencial esportivo Do esforço contínuo da Einstein, surgiram vários projetos esportivos de expressão, entre eles o Projeto Handebol, que representa nossa cidade em diversos eventos: regionais, estaduais, nacionais, sul-americanos, como também no continente europeu.

Pela visibilidade gerada, foi possível trazer personalidades do esportenacional à Limeira, motivando àqueles que estão inseridos no meio esportivo da Faculdade, do município e também da região.

Pelo trabalho valoroso e incentivador, a Instituição recebe este reconhecimento!

5071

Marcelo Bonin

 

Limeirense, o músico baterista Marcelo Bonin foi membro da banda Vitrola Sintética e em 2015, destacou-se concorrendo ao Grammy Latino em duas categorias: Melhor Artista Revelação e Melhor Engenharia de Álbum, sendo Bonin responsável pela composição das baquetas do álbum “Sintético” da banda.

Já dividiu também palcos e gravações de disco com grandes personalidades da música, como: Ney Matogrosso, João Ricardo (Banda Secos e Molhados), Rapper Xis, entre outros.

Em 2011, na cidade de São Paulo, recebeu do crítico Solano Ribeiro o Troféu Catavento, com a banda Zabomba, na categoria melhor disco de rock do ano.

Atualmente faz formação com a banda Sexy Jazzy, que também ganhou destaque no cenário musical ao participar do evento de estreia da novela da Rede Globo, “Verdades Secretas” regravando a música All Night Long (Aretha Franklin) para compor a trilha sonora.

Com este talento nato na área musical Marcelo conquista agora o Troféu Fumagalli!

 

7798

Victor Hugo Bernardo Dias

 

Com apenas 13 anos de idade, Victor é destaque no cenário musical.

Durante sua infância participou de vários eventos artísticos: Show da dupla sertaneja Eduardo e Rafael, Programa Ídolos Kids em 2013, chegando até a fase semifinal da competição e Programa Domingo Legal, sendo presenteado para cantar com Zezé Di Camargo e Luciano.

Em 2015 foi premiado com uma vaga para o coral Pentágono de São Paulo, tendo a oportunidade de se apresentar junto ao grupo na cidade de Roma, na Basílica de São Pedro no Vaticano.

Recentemente fez duas participações no Programa Mais Caminhos da Rede Globo, sendo que na última, em fevereiro de 2016, participou do quadro Raízes de Família, com Mazinho Quevedo, quando contou sua trajetória.

Merecedor deste estímulo, Victor recebe este reconhecimento.

 

lar-uma-nova-esperanca

Lar Uma Nova Esperança

 

Instituição sem fins lucrativos atua no acolhimento e promoção de oportunidades para mães e filhos em vulnerabilidade social, tendo como objetivo maior a reestruturação familiar.

As ações desenvolvidas têm o intuito de conscientizar o exercício da cidadania, refletindo o contexto da vida e a reintegração ao meio familiar e social. Um dos pontos fortes deste trabalho são as creches integradas aos lares, além do incentivo de administrar a renda, para então investir quando o prazo determinado de permanência no Lar se esgotar.

Uma iniciativa diferenciada, que não só auxilia, mas orienta e motiva a população deste perfil social na busca de melhores condições de vida.

Com estas ações o Lar Uma Nova Esperança ganha destaque no cenário limeirense em 2016!

7906

Sueli Terezinha Conservan Morente

 

Desde o ano 2.000, se dedica expressivamente no trabalho filantrópico, tendo como destaque as ações em prol da Associação Beneficente de Amparo do Idoso Cantinho do Vovô, onde atua como presidente, realizando um trabalho livre de qualquer tipo de discriminação, prestando serviços gratuitos e permanentes.

Visando o bem-estar dos idosos abrigados que não podem prover a sua própria subsistência, trabalha arduamente para manter a Instituição através de doações, parcerias e eventos, buscando sempre apoio para oferecer o que há de melhor ao seu público.

Por esta absoluta dedicação em sua história de vida Sueli é mais que merecedora desta laurea!

 

equoterapia

Equoterapia Daoud

 

Projeto terapêutico alternativo, que utiliza como abordagem os cavalos, desenvolvido na Sociedade Hípica de Limeira, tem como objetivo a reabilitação de pessoas com diversos tipos de deficiência, proporcionando a autodescoberta, cura emocional e melhora psicomotora.

Utilizando método interdisciplinar que une técnicas de equitação e atividades equestres, busca o desenvolvimento biopsicossocial.

O tratamento contribui para questões como: aprendizagem, capacidade motora, autoestima, autoconfiança, equilíbrio e controle postural, diminuindo também, o nível de estresse e o risco de doenças cardiovasculares.

Pelo brilhante trabalho que vem sendo realizado na cidade, a Instituição Equoterapia Daoud é reconhecida pelo Troféu Fumagalli 2016.

 

8196

Dr. Afonso Celso de Moraes Manzano

 

Formado em Medicina pela USP-SP e mestre em Medicina pela UNICAMP, Dr. Afonso Manzano é um profissional de destaque na área médica, com vasta experiência em cirurgia de cabeça e pescoço. Membro do Corpo Clínico e Coordenador de Departamento no Hospital de Ensino da Santa Casa de Limeira,também coordena o Comitê de Ética de Pesquisa em Seres Humanos da Instituição.

Atualmente é Servidor Público no Ambulatório Regional de Especialidades de Limeira e Médico Cooperado do Hospital Unimed de Limeira.

Sendo referência pelo seu trabalho no país, somando mais de 30 anos de carreira médica. Com vasto repertório de artigos publicados, também participa de congressos, conferências e simpósios.

Por esta carreira coroada de sucesso e talento Dr. Afonso é mais que merecedor do reconhecimento desta cidade, através do Troféu Fumagalli!

logo-senai

SENAI Luiz Varga

 

Com a participação no evento “São Paulo Skills”, os alunos do SENAI Luiz Varga: Leonardo Hornhardt da Silva, Erick Douglas dos Santos, Lavínia Helena Lopes e Guilherme Santos Berto tiveram a oportunidade de apresentar suas habilidades e talentos.

Esta premiação reuniu alunos de diferentes áreas tecnológicas, das unidades escolares da rede SENAI-SP, para participarem de competições, com o objetivo de avaliar e propiciar a melhoria da qualidade na educação profissional. O grupo da instituição foi premiado com três medalhas de prata e uma de bronze, sendo destacado entre as demais unidades do estado de São Paulo.

Com a valorização desta instituição de ensino, bem como de seus alunos destacados, a sociedade limeirense reconhece o talento através desta láurea.

 

Laureados 2015

 

09_9946TfS

Julia Mello de Oliveira

Nascida em 2000, Júlia Mello de Oliveira destaca-se por ser estudiosa, participativa e solidária.  Estudante do Ensino Fundamental do Colégio Objetivo, participou de todas as Olimpíadas de Física e Astronomia no Ensino Fundamental II, nas quais conquistou duas medalhas de ouro, além da classificação para a fase estadual da Olimpíada Paulista de Física em 2013 e 2014.

Sempre apta a ajudar quem precisa, a aluna colabora voluntariamente com diversos grupos assistenciais da cidade, sendo ativa ainda em áreas esportivas e intelectuais. Devido seu empenho escolar e social, Júlia é destaque no município e merece a honraria do Troféu Fumagalli.

 

02_9810TfS

Rafaella Keiko de Assis

Sempre focada nos estudos, Rafaella Keiko de Assis é dedicada e responsável. Estudante do Ensino Fundamental na Escola Estadual Professor William Silva, a aluna é destaque por seu esforço e bom desempenho. Com a família materna de origem japonesa, Rafaella viveu um período de sua vida no Japão e, atualmente no Brasil, desempenha plenamente seu exercício de cidadã, por meio de ações sociais na comunidade de seu bairro e também ambientais, como o projeto “Ame o Verde”, da própria escola, pelo qual plantou árvores nos espaços da instituição e auxiliou na limpeza de jardins e áreas verdes.

Por seus gestos de solidariedade e conscientização ambiental, a estudante recebe o Troféu Fumagalli, como exemplo a ser seguido no município.

 

05_9856TfS

Rafael Gonçalves

Rafael Gonçalves é estudante do Ensino Médio no Colégio Objetivo e desde pequeno demonstra interesse em participar de concursos e atividades extracurriculares nos âmbitos culturais e esportivos. Envolvido em diversas olimpíadas nas áreas de física, astronáutica, química e matemática, Gonçalves conquistou várias honrarias. Em destaque, a medalha de bronze em premiação ocorrida no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA).

Autodidata em eletrônica, com projetos realizados nesta área, Gonçalves desenvolve ainda técnicas em Arduino (codificação de placas eletrônicas), além de ser criador de quatro blogs de caráter instrutivo, meios desenvolvidos a fim de adquirir novos conhecimentos. Por ser exemplo de interesse e empenho, o estudante é merecedor da homenagem cedida pelo Troféu Fumagalli.

 

06_9838TfS

Leonardo Lavelli Santos

Proativo e dinâmico, o estudante do Ensino Médio Leonardo Lavelli Santos é engajado em causas sociais, com ênfase na educação, sendo eleito Deputado Estadual do Parlamento Jovem Paulista e representando o município na Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo.

Pelo Colégio Técnico de Limeira (Cotil) participou do XXI e XXII Congresso de Iniciação Científica da Unicamp com projeto desenvolvido sobre métodos de aprendizagem para alunos de escola pública. Em 2014, o jovem esteve presente também na II Conferência Nacional de Educação (CONAE – 2014) como representante estadual.

Envolvido em diversos concursos literários, Lavelli obteve destaque ao conquistar o segundo lugar no Prêmio Econoteen de Ensaios da Faculdade de Economia da Universidade de São Paulo – FEA/USP. O estudante participa ainda de ações sociais na comunidade, engajado em atividades do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, sendo digno de ser homenageado pelo Troféu Fumagalli.

 

 

 

03_9861TfS

Solange Cristina de Oliveira Hergert

 

Professora do Ensino Fundamental I no Colégio Novo Acadêmico, Solange Cristina de Oliveira Hergert formou-se em Pedagogia Plena no ano de 1994, realizando posteriormente pós-graduação em Processo de Ensino Aprendizagem. Sempre atenciosa com o desenvolvimento de seus alunos, a profissional se adapta aos métodos de aprendizagem das crianças com maiores dificuldades.

Em sua grade extracurricular, Solange colaborou com a pesquisa publicada “O tempo e o espaço da criança (fazer e fazeres)”. Trabalhou ainda como voluntária, ministrando aulas de filosofia para crianças na Escola Estadual José Marciliano e na ARIL (Associação de Reabilitação Infantil Limeirense), com aulas de religião. Por meio de sua dedicação no campo educacional, Solange recebe o Troféu Fumagalli.

 

04_0143TfS

 Jorge Ricardo Chagas da Silva

 

Professor de Educação Física há 28 anos, Jorge Ricardo Chagas da Silva se destaca por suas ações ligadas ao esporte, como às de cidadania e conscientização. Desde 2003, ministra aulas na Escola Estadual Leovegildo Chagas Santos para o Ensino Fundamental II.

Silva foi responsável por transformar os jogos interclasses em ações temáticas, o que promove a interdisciplinaridade e oferece novas técnicas de aprendizado. Organizou também mutirões de limpeza e combate a focos de dengue, buscando despertar o espírito de cooperação entre os alunos.

Como treinador nas escolas, o professor presenciou títulos dos jogos escolares em nível municipal, regional e estadual em diversas modalidades. Atualmente, participa das associações de atletismo da cidade e já exerceu cargos de treinador no Independente Futebol Clube e professor de Educação Física Especial na APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais). São suas ações e amor pela profissão que o tornam merecedor da honraria do Troféu Fumagalli.

 

07_9933TfS

Glauco Roberto da Silva

 

Professor de Ensino Médio, Glauco Roberto da Silva ministra aulas de filosofia na Escola Estadual Professor Ary Leite Pereira. A fim de dar dinamismo às aulas, adquiriu experiências em novas áreas, como artes, cinema, fotografia, biologia, circo, história, antropologia e teatro. Em 2007, passou a integrar o grupo de pesquisa OLHO (Laboratório de Estudos Audiovisuais) da Unicamp e no ano seguinte ingressou no grupo Biotecnologias de Rua, Labjor Unicamp.

Formou-se mestre em educação, cultura e artes, além de especialista em arte, educação e multimeios. Desde 2008, Silva apresenta projetos e trabalhos, entre eles o “Que Áfricas fotografam melhor em você?” selecionado para representar a Diretoria de Ensino de Limeira e região, em 2013, na “I Conferência para Relações Ético-Raciais”.

Suas aulas contam com o diferencial de dialogar com demais áreas, como história, geografia e artes em geral, garantindo atenção e participação dos estudantes, além de torná-lo digno da homenagem realizada pelo Troféu Fumagalli.

 

08_0175TfS

Rafael Stahl

 

Com apenas oito anos, Rafael Stahl foi selecionado para ingressar na escola Bolshói, em Joinville. A instituição é responsável por formar talentosos bailarinos na história mundial e, além da unidade do Brasil, possui apenas sede na Rússia.

Dedicado e disciplinado, o jovem é do tipo que não se acomoda, mas busca constante aperfeiçoamento. Aluno da rede municipal, Stahl ingressou na Escola Municipal de Cultura e Artes “Maestro Mário Tintori”, onde despertou o seu talento na área da dança.

O bailarino conquistou bolsa de estudos pela escola Oficina do Corpo e nos estúdios de dança Gláucia Bilatto e Daniela Alonso. Stahl é merecedor do Troféu Fumagalli, pelo fato de que com apenas oito anos foi selecionado pela melhor escola de dança do mundo, sendo um talento nato com um futuro brilhante.

 

12_0031TfS

Fernando Barreto

 

Fernando Barreto iniciou seus estudos musicais em 2001 e após aprimorar-se na área, foi convidado a ingressar no quadro de professores da Escola Livre de Música da Orquestra Sinfônica de Limeira e como regente assistente da mesma instituição artística, permanecendo até o ano de 2013. Atualmente, é regente titular e diretor artístico da Banda Henrique Marques, sendo responsável pela primeira temporada de seus concertos. O músico é também um dos propositores da ação “Arte com Arte” desenvolvida junto à secretaria da cultura.

Em 2015, iniciou uma pesquisa com professores de artes da rede municipal de ensino com a proposta artística de promover acesso mínimo dos alunos com a música e arte. Criou também o “Ponto de Cultura Henrique Marques” e trabalha para diminuir a distância entre a realidade das bandas do interior e das grandes bandas sinfônicas do país.

Sr. Gustavo

 Sr. Gustavo Mantovani

 

Com 88 anos, o Sr. Gustavo Mantovani é exemplo de bondade e fé. Reconhecendo a importância do estudo para a vida humana, o monsenhor idealizou a Escolinha Gasparzinho e o Colégio São Benedito. Ainda em apoio aos valores sociais, foi responsável pela criação de entidades filantrópicas, como o Recanto dos Idosos, no qual é oferecida assistência médica; o Centro Pastoral São Benedito, para prestar assistência às crianças ao caminho da fé; Dispensário São Benedito, auxiliador de famílias de baixa renda por meio de cestas básicas e a Pastoral da saúde, que presta ajuda às pessoas com mobilidades reduzidas.

Sr. Mantovani é exemplo de vida, dedicação e princípios, sendo responsável por auxiliar na construção de uma sociedade digna. Por tantos feitos, é merecedor desta homenagem limeirense, o Troféu Fumagalli.

 

André Luiz

 André Luiz Barbosa

 

Em sua primeira temporada como treinador, o comandante da Winner Limeira, André Luiz Barbosa conquistou o Troféu Ary Vidal da temporada de 2014/2015, prêmio de melhor técnico da sétima edição do Novo Basquete Brasil (NBB).

Barbosa trabalhou por quatro temporadas como assistente técnico do time limeirense até ser efetivado ao cargo de técnico da equipe principal da temporada. O início desta carreira veio acompanhado de sete vitórias nos sete primeiros jogos do campeonato nacional. Graças ao domínio do treinador sobre os jogadores, a equipe conquistou a segunda colocação com um total de 25 vitórias em 30 partidas.

O bom trabalho do técnico e sua equipe garantiu a inédita vaga para a próxima edição da Liga das Américas. Assim, Barbosa é responsável por alavancar o nome do município a nível nacional, sendo merecedor desta homenagem da cidade de Limeira por meio do Troféu Fumagalli.

 

 

Deryk

 Deryk Ramos

 

Premiado como destaque jovem do campeonato nacional, o armador Deryk Ramos, de 21 anos, foi evidência nas categorias inferiores da equipe limeirense, Winner, e na Seleção Brasileira de base.

Na sétima edição do Novo Basquete Brasil (NBB), Ramos conquistou os melhores números de sua carreira, evoluindo sua média de pontos de 4 para 7,9. Em sua trajetória, foi responsável por garantir o arremesso certeiro de três pontos nos últimos dois segundos de jogo contra a Liga Sorocabana e os cinco pontos nos últimos seis segundos de jogo contra o Macaé Basquete, garantindo em ambos os casos a vitória do time.

No ano passado, o armador destaque foi convocado pelo técnico argentino Rubén Magnano a participar dos treinamentos preparatórios da Seleção Brasileira para a disputa da Copa do Mundo na Espanha. Por seu empenho e crescente desenvolvimento, Deryk Ramos é merecedor do Troféu Fumagalli.

 

Joselito

Joselito Domingues

 

Incentivado por amigos a iniciar no triathlon, o limeirense Joselito Domingues conquistou uma das vagas para o Ironman, prova que ocorrerá no Havaí. A competição exige preparação para 3.800 metros de natação no mar, 180 quilômetros de pedalada em estrada e mais de 42 quilômetros de corrida.

Em sua prova classificatória, o engenheiro e triatleta apresentou o tempo de 9:21:05, conquistando a 11ª vaga na classificação dos amadores, o que o fez superar seu tempo do ano anterior. Domingues é o primeiro triatleta do município a conquistar a vaga em sua categoria, concorrendo com cerca de 350 atletas.

Frente a tanto esforço e elevando o nome da cidade de Limeira a nível internacional, Domingues é merecedor da homenagem.

 

Lucas

 Lucas Evangelista

 

Nascido em 1995, Lucas Evangelista Santana de Oliveira joga, atualmente, na posição de meia no Udinese, time italiano.  Iniciou sua trajetória no time tricolor, São Paulo, em 2009, na equipe juvenil, alcançando em 2013 a posição de meio-campista.

Seu primeiro gol deu-se em jogo contra a Portuguesa de Desportos e, em agosto de 2014, Evangelista foi contratado pelo time Udinese por quatro milhões de euros, provando o tamanho de seu talento.

O esportista frequenta ainda, na seleção brasileira, as categorias de base da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), na qual junto à seleção sub 21 venceu o Torneio de Toulon na França. Em 2014, foi um dos responsáveis pelos gols que conquistaram o Torneio Internacional da China. Por seu esforço e crescente desempenho, Evangelista é merecedor do Troféu Fumagalli.

 

 

Antonio

 

 Antonio Carlos Dias Junior

 

Professor doutor no Departamento de Ciências Sociais na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Antonio Carlos Dias Junior é destaque na área de sociologia. Com bacharel, mestrado, doutorado e pós-doutorado no ramo, Dr. Dias foi contemplado com o Prêmio Capes e Teses, por sua tese “A sociologia política de Raymond Aron”.

Para o preparo de sua dissertação, Dr. Dias realizou um estágio em Paris, no qual pode analisar os arquivos pessoais de Aron na Biblioteca Nacional da França. O profissional é ainda autor de livro sobre classes, conflito social e liberdade. Pela importância do trabalho desenvolvido e sinônimo na área em que atua, Dr. Dias é merecedor desta láurea, o Troféu Fumagalli.

 

11393097_814534535304373_1275209587044346196_n

ALPA

 

Fundada em 1996, a Associação Limeirense de Proteção aos Animais (ALPA) é uma Organização Não Governamental que tem como objetivo ajudar e proteger animais.  A instituição realiza atendimento ao público por meio das mídias sociais, no qual recebem e compartilham informações sobre adoção, busca de animais desaparecidos, divulgações de conscientização, entre outros.

Por falta de estrutura física e financeira, a entidade não recolhe animais, mas incentiva a população a abrigá-los pelo menos temporariamente. Em propriedade particular, cedida à ALPA, encontram-se cerca de 100 animais que recebem cuidados diários.

A fim de levantar verba para manter o trabalho, a associação coloca produtos a venda, além de realizar eventos para a arrecadação e contar com a doação de cidadãos que se identifiquem com a causa, colaborando assim para um mundo acolhedor, destacando-se socialmente, e merecendo o Troféu Fumagalli.

 

Laureados 2014

 

beatriz

 Beatriz Vitória da Silva – Ensino Fundamental

Estudante do Ensino Fundamental II na Escola Estadual Professor Antônio Perches Lordello, Beatriz tem como uma de suas paixões a dedicação pela leitura e arte. Foi eleita aluna destaque do 2° semestre no ano de 2012. Em 2013, recebeu a medalha de prata na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). Atualmente investe na área de Artes Plásticas, na Escola Municipal de Cultura e Artes (EMCEA) e participa ativamente de projetos sociais.

Foram as suas atitudes que se transformaram em méritos, que a levaram a este reconhecimento.

 

jessica

Jessica Ferraz – Ensino Fundamental

Jéssica é aluna do 9° ano do colégio Jandyra Antunes Rosa. Aplicada e com espírito de companheirismo, a estudante participou da 5ª e 6ª Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB), além de duas edições da Olimpíada Conhecimentos em Ação, do Torneio Anual de Robótica do Colégio Jandyra e do Prêmio Gazeta de Literatura,quando suas redações foram selecionadas porquatro vezes. Em 2012, recebeu ainda o certificado internacional da Pearson, por atingir a nota máxima na prova, sendo considerada nível “Distinção”. Todas as conquistas da estudante são consequências de seu esforço e dedicação, vislumbrando um futuro promissor.

 

isabella

Isabella Mikami Gonçalves Pina – Ensino Médio

Isabella, estudante do Colégio São José, tem como característica o comportamento exemplar e o companheirismo. Foi medalhista de prata na Olimpíada de Português do Sistema Etapa em 2011 e, de ouro em 2013. Participou ainda de diversas olimpíadas, como aOlímpiada de Geografia da National Geographic, a Olimpíada Brasileira de Biologia e a Olimpíada Nacional de História do Brasil (ONHB). Ainda no 2º ano do Ensino Médio, foi aprovada como treineira em Ciências Humanas pela Fundação Universitária para o Vestibular (FUVEST).

Isabella criou e mantém o blog “Portal dos Livros”, no qual incentiva novos leitores e escritores.

A formação do caráter de uma pessoa, assim como seus ideais e princípios, é resultado de uma ação conjunta de sua educação em casa e na escola.

 

leonardo

 Leonardo Batistela –  Ensino Médio

Buscando o máximo de aproveitamento e excelência nos estudos, Leonardo, aluno do ensino médio do Colégio Objetivo, participou de vários projetos em sua escola, expondo sua paixão pela música e arte.

O jovem recebeu prêmios, como medalha de prata nos Jogos Escolares de Handebol Masculino, categoria Sub-15, de 2010; vencedor do prêmio Gazeta de Limeira de Literatura em 2011; participação na fase Regional da Olimpíada Paulista de Física e na XV Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA).

Um aluno que cultiva a cultura e preserva seus valores passa a ser merecedor de mais um reconhecimento.

 

silvia

Silvia Heleza Pizani – Ensino Fundamental I

Sílvia Helena, professora na Escola Estadual  Professor DorivaldoDamm, é graduada em pedagogia pelo Instituto Salesiano Dom Bosco, com especialização em psicopedagogia pelo Instituto Superior de Ciências Aplicadas (ISCA).  Iniciou sua carreira acadêmica em instituições estaduais de ensino, assumindo posteriormente, como professora efetiva e vice-diretora. Atualmente, a professora leciona para alunos do 5° ano do Ensino Fundamental.

Sílvia considera importante o trabalho de cunho humanístico, sendo voluntária em projetos sociais. Acreditaque cada aluno possui uma história que deve ser respeitada e que professores são educadores capazes de transformar a realidade.

Hoje, é merecedora do reconhecimento de seu árduo trabalho.

 

sonia

 Sônia Aparecida Bertolo Rodrigues Jacob – Professor Ensino Fundamental II

Graduada em biologia, Sônia foi indicada ao Troféu Fumagalli pela Escola Estadual Prof. José Marciliano da Costa Junior. Trabalha na rede estadual há 19 anos, lecionando atualmente a disciplina de Ciências na Escola Estadual Luigino Burigotto. Em 2012, se especializou em Ciências pela Universidade de São Paulo (USP).

A professora tem participação efetiva no voluntariado de sua comunidade e acredita que é função dos educadores pregarem a seus alunos o respeito ao próximo, formando cidadãos críticos.

É justo este reconhecimento por suas ações e méritos.

 

kelly

 Kelly Cristina Donati Rinaldi – Professora Ensino Médio

Kelly Cristina é professora no Colégio Novo Acadêmico, onde leciona o ensino médio e fundamental. Bacharel em Matemática Aplicada pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR), com especialização em Educação Matemática pela Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP). Foi coordenadora da primeira e segunda fase da Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM) e da Olimpíada Paulista de Matemática (OPM), em 2011.

Ministrou, voluntariamente, aulas de Matemática na Cúria Diocesana de Limeira e atualmente participa de campanhas sociais sempre que solicitada. Profissionais como Kelly são garimpadores de talentos e plantam sementes de um futuro melhor.

Joyce

 Joyce Padilha

Joyce Padilha iniciou seus estudos de Balé Clássico aos sete anos. Em pouco tempo já colecionava prêmios em festivais de dança da região. Aos 11 anos, foi selecionada entre mais de 6000 inscrições para disputar uma das 22 vagas oferecidas pela Escola de Teatro Bolshoi, em Joinville.

Atualmente, Joyce desenvolve aulas voluntárias no projeto Casa da Cultura. Neste ano, a bailarina colaborou ainda como voluntária no Maior Festival de Dança do Mundo e com grande dedicação, se prepara para sua formatura no curso de Dança Clássica da Escola de Teatro Bolshoi.

Joyce merece o reconhecimento pelo seu talento, que deve ser valorizado, fortalecendo sua carreira de sucesso.

 

rafael

 Rafael Torralvo

O violinista Torralvo iniciou seus estudos musicais, aos 13 anos, na Escola Municipal de Cultura e Artes (EMCEA) sob a orientação do maestro Rodrigo Muller. Foi duplamente premiado no 2º Concurso de Jovens Talentos e participou de Festivais Internacionais e nacionais. O jovem recebeu ainda três prêmios nos Estados Unidos e em 2008, foi convidado a ingressar no curso Violin Performance, na James Madison – Universidade dos Estados Unidos.

O violinista foi premiado também com bolsa de estudos para participar do programa de mestrado na West Chester UniversityofPennsylvania, onde atua como Spalla da Orquestra e lidera um grupo de música de câmara barroca dedicado a performances Historicamente Informadas.

Torralvo espalha à sua volta a paixão pela música, criando ferramentas para a construção de uma sociedade diferenciada culturalmente.

 

felipe

 Felipe de Moraes Negro

Formado em filosofia e teologia, Negro atua como padre em Americana, cidade em que reside, e assessora a Pastoral da Fé e Política da Diocese de Limeira.

É portador da Síndrome de Hunter, inscrevendo-se para o protocolo de pesquisa do laboratório britânico Shire. Foi precursor da Associação Paulista dos Familiares e Amigos dos Portadores de Mucopolissacaridoses (APMPS).

Negro já participou de diversos Congressos Nacionais e Internacionais na área de bioética, além do Congresso Internacional de Filosofia em Portugal e de palestra ministrada este ano na Bahia, onde relatou a recuperação e superação da doença aos portadores e familiares. Pela busca incansável por seus direitos e de seu próximo, com sua mãe Rita, Felipe proporcionou a muitos o direito pelo tratamento correto.

 

 

 

julia

 Júlia Fidélis Cruz 

Júlia tem 14 anos, mas foi ainda pequena que iniciou as aulas de natação nas escolinhas do Gran São João. Com grande dedicação nos treinos, tornou-se destaque entre a equipe e ingressou no grupo avançado do clube.

Em 2013, a esportista destacou-se no “Campeonato Brasileiro de Natação Infantil”, conquistando a medalha de ouro nos 100 metros borboleta e o sexto melhor tempo na final dos 200 metros Medley.  A nadadora alcançou ainda o 4º lugar no Campeonato Internacional Multination. Júlia é uma esportista exemplar que constituirá o futuro de nossa sociedade.

 

luana

 Luana Gianechini Senra

Aos sete anos Luana iniciou a prática do hipismo, na Sociedade Hípica de Limeira. Desde 2010, ela realiza treinamentos no Figueira Ranch.

É atleta das categorias de Salto Rural e Conjunto Completo de Equitação (CCE). Nos anos de 2011 e 2012, foi vencedora do Campeonato Brasileiro de Hipismo Rural e, em 2013, do Campeonato Brasileiro de Salto. Atualmente, lidera o nível II de Salto do Campeonato Brasileiro de Hipismo Rural e ocupa a terceira colocação na categoria avançados do Conjunto Completo de Equitação.

Luana é destaque de um esporte que merece incentivo e evidência e, com certeza, tem uma carreira promissora como atleta.

 

tais

 Tais Bobato

Garra e determinação são características de Taís que está entre as duas melhores nadadoras paraolímpicas do Brasil. A esportista superou suas dificuldades e depositou suas forças na natação, sendo hoje recordista brasileira e campeã em três provas da categoria S10.  Com treinos diários no Limeira Clube, representando a Associação Paraolímpica de Indaiatuba (APIN), Taís chega aos dez mil metros. Aos 21 anos, prega a importância da valorização da vida, independente dos obstáculos que surgem e suas dimensões, provando que é possível alcançar seus objetivos. Receba o nosso reconhecimento.

 

 

regina

Regina Lúcia de Oliveira Moraes

Em 2009, a engenheira juntamente com sua equipe, foi responsável pelo processo de implantação, desenvolvimento e transformação do Centro Superior de Educação Tecnológica (CESET) em Unidade de Ensino e Pesquisa (Faculdade de Tecnologia – FT). Colaborou também para a estruturação e implantação dos cursos de Pós Graduação.

A doutora assumiu, em 2006, a direção do CESET – Unicamp, onde atua desde 1996 como coordenadora de diversos cursos, sendo ainda diretora associada e diretora da instituição.

Devido seu empenho na busca pela transformação educacional na cidade e sua excelência nessa gestão, é que Regina recebe esta homenagem da cidade de Limeira.

 

quimica verde

Programa Química Verde – ETEC Trajano Camargo

O curso Técnico em Química, oferecido pela ETEC Trajano Camargo, desenvolve trabalhos que visam à sustentabilidade e o meio ambiente. O destaque é o Programa “Química Verde”.

Coordenado pela professora doutora Gislaine Aparecida BaranaDelbianco, o projeto promove a pesquisa, criando, desenvolvendo e aplicando produtos e processos químicos com o objetivo de reduzir ou reciclar resíduos gerados em processos produtivos.

Foram desenvolvidos diversos projetos já premiados no meio acadêmico como: Degradação de Fármacos (2º colocado na Feira Brasileira de Ciências e Engenharia – XII FEBRACE e Prêmio de Inovação da 3M), Produção de Bioetanol a partir da casca do coco verde (3º colocado no III Benchmarking Junior de 2014), Produção de Bioetanol a partir da quebra ácida da celulose a partir de folhas de poda de árvore (1º colocado no II Benchmarking Junior 2013), entre outros.

Ao todo, foram premiados oito trabalhos do Programa “Química Verde” e a pretensão é crescer na produção dos projetos desenvolvidos em equipe, pelos alunos, colaborando de forma ativa com o meio ambiente e sua sustentabilidade.

 

rogerio

Rogério Ferraz de Camargo

Exemplo na área tecnológica e ambiental, Camargoé um dos responsáveis pelo desenvolvimento do maior projeto de sensoriamento remoto implementado na América Latina. O equipamento possui o objetivo de aprimorar os sistemas de monitoramento do desmatamento da Amazônia, da geração de mapas-guia de áreas desmatadas e da redução entre o tempo de identificação do ato e ação da fiscalização. Desse modo, o doutor contribuiu para a evolução da cartografia amazônica, usando tecnologia ecológica.

Por meio de seus trabalhos, motiva a preservação do planeta e o desenvolvimento de novas tecnologias embasadas em metas para a construção de um futuro melhor para as próximas gerações.