Laureados 2022

 

8e592dab-fb54-4147-92b9-d040113f48a8

Ana Luiza Stocco Toledo

 

Estudante do 9º ano do Colégio Acadêmico, soma em sua trajetória diversas premiações e participações em atividades extracurriculares. 

Em 2019, ficou em 1º lugar no futsal feminino e no mesmo ano, sua equipe de ciências e tecnologia ficou em 1º lugar no torneio de robótica promovido pela escola.

Em 2022, ganhou medalha de prata na Olimpíada de Astronomia e Astronáutica (OBA).

Ana Luiza também se destaca por sua solidariedade, ajudando com a arrecadação de recursos financeiros para a ALICC (Associação Limeirense de Cuidado e Carinho), trabalhos voluntários em prol das crianças da Casa das Crianças, CREN (Centro de Referência Educacional e Nutricional) e Nosso Lar. Além disso, colaborou com o GDAIS (Grupo Dimensional de Ação e Incentivo Social).

Por seu empenho e iniciativas, Ana Luiza é reconhecida pelo Troféu Fumagalli 2022!.

45cddea9-4169-4691-b1b0-2d05fd62051d

Giovanni Crispim do Amaral Pedronette

 

Aluno destaque do 9º ano do Ensino Fundamental, indicado pelo Centro Educacional SESI nº 408.

Soma em sua trajetória diversas participações de destaque em concursos, tais como: Concurso de Ilustração, no qual alcançou o 2º lugar em nível estadual da rede SESI-SP, recebendo o prêmio do cartunista Maurício de Souza; 2° colocado do 5° Concurso Flink Sampa 2018 – Categoria Ilustração, onde recebeu o prêmio da escritora Conceição Evaristo. 

Mostra-se também preocupado com as causas sociais, destacando a campanha realizada no bairro onde mora, que possibilitou a compra de um celular doado a um estudante para aulas online. Inspirado nessa ação desenvolveu com sua família, uma campanha para a compra de 2 tablets que foram doados a uma escola municipal. Giovanni vivencia essas campanhas, acreditando que a educação é a melhor forma de transformar o mundo.

Por sua trajetória acadêmica e iniciativas em prol do desenvolvimento da nossa sociedade, o Troféu Fumagalli reconhece seu destaque

168a1e79-9077-4f21-a9f3-2a658bb12be2

Bruno Inglez de Souza Duarte – Aluno Destaque do Ensino Médio

 

Aluno destaque do 3º ano do Ensino Médio, foi indicado pelo Colégio São José. Extremamente participativo, coleciona em sua trajetória acadêmica atividades extracurriculares, como também, algumas conquistas, sendo as principais: Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica – OBA, que nos anos de 2018, 2019, 2020, 2021 e 2022, conquistou as medalhas de prata, ouro, prata, ouro e ouro, respectivamente. Também alcançou a classificação para a fase final da Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB), promovida pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP.

Além disso, participa de atividades extracurriculares, na prática de línguas estrangeiras: inglês, alemão e francês; e na área da música, através do piano clássico. 

No ano de 2018 foi eleito Vereador Júnior, apresentando projetos à Câmara Municipal em prol dos moradores de rua e da população do bairro Parque Hipólito, buscando disseminar, dentro do escopo da legislação municipal, apoio em situações de desestruturação e desamparo.

Diante de sua trajetória acadêmica e empenho, Bruno é reconhecido como destaque do Troféu Fumagalli 2022.

eec03211-fada-4f7b-80ea-971220d2386b

Ana Eliza Nogueira da Cruz

 

Indicada pelo Colégio Objetivo de Limeira, Ana Elisa é destaque no Ensino Médio por sua dedicação aos estudos e projetos desenvolvidos na escola. 

Considerada a melhor aluna do ensino fundamental – anos finais, foi agraciada com bolsa de estudo 100% durante todo o ensino médio. Em 2021, ainda no 2º ano, foi aprovada no curso de Engenharia de Biossistemas da Universidade de São Paulo (USP). 

Nas atividades extracurriculares, foi selecionada em 2019 para participar do projeto “Meninas Supercientistas” do Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica – IMECC, da Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP. 

Também estuda línguas, tendo proficiência em inglês e alemão e nível intermediário de espanhol. Na área musical, desenvolve o gosto pela guitarra há cinco anos.

Nos trabalhos beneficentes, faz doações de brinquedos e materiais escolares para escolas de Limeira. Com relação ao meio ambiente, se empenha na separação do lixo residencial de forma correta, destinando os recicláveis aos catadores e entidades beneficentes.

Por seu destaque na área acadêmica e na sociedade, Ana Elisa recebe esta justa homenagem.

cdb18d2b-095c-4fc2-87cb-f1a8046fec38

Marcos Paulo Vaz de Campos Pereira – Professor Destaque do Ensino Fundamental – Anos Iniciais

 

Indicado pela Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Professora Márcia Aparecida Della Coletta Sillmann.

Graduado em Educação Física e Pedagogia, Doutor em Ciências do Movimento Humano, atua há nove anos como professor de educação física, ocupando também o cargo de coordenador pedagógico. É destaque na instituição por implantar projetos, como: jogos escolares; projeto de judô e projeto de esportes e práticas culturais, os quais trouxeram resultados expressivos no desenvolvimento de seus alunos a partir de aspectos motores, cognitivos, sociais e atitudinais, sendo o ensino atrelado ainda a parcerias com a comunidade da unidade escolar.

Por seu comprometimento e dedicação, o professor Marcos é digno desta láurea na área da educação.

f52d5c1a-debf-4fb6-96c8-518742651393

João Leandre Jorge – Professor Destaque do Ensino Fundamental – Anos Finais

 

Professor na disciplina de História, João faz parte da equipe da Escola Estadual Castello Branco. 

Possui autoria em projetos na sua área de atuação, com destaque para o Projeto “Cantando História”, no qual o objetivo específico consiste em dominar o conhecimento, usando como metodologia a melodia musical com letras temáticas, para criar um ambiente agradável em sala de aula, facilitando, desta forma, a memorização do conteúdo disciplinar.

Ainda em sua trajetória profissional, consta a publicação de dois livros, sendo na área acadêmica o “As Luzes da Comunicação na Era do Espetáculo” e o de autoajuda “Pecado da Língua: O Jogo de Linguagem que se joga na sociedade”.

Profissionais como este, devem ser reconhecidos pela paixão à área da educação e João Leandre é merecedor desta justa homenagem.

 

0ca6ae27-76ea-46b4-8049-6bdc75791eb8
Edivaldo Luís de Souza – Professor Destaque do Ensino Médio

 

Graduado na área de Química pela Universidade Metodista de Piracicaba – UNIMEP, é mestre em Tecnologia pela Faculdade de Tecnologia da Universidade Estadual de Campinas-UNICAMP, além de ser inscrito no programa de doutorado pela Faculdade de Engenharia Mecânica da UNICAMP-Campinas, na área de Materiais. Leciona química no Colégio Jandyra Antunes Rosa desde fevereiro de 2011, para as turmas do Ensino Fundamental – Anos Finais e Ensino Médio. Desenvolve diversos projetos em parcerias com professores de física, matemática, história, arte e biologia, os quais são suas ferramentas de trabalho no ensino, tais como: o Projeto de Iniciação Científica Júnior, englobando atividades interdisciplinares; Embaixadoras das Ciências, projeto realizado com as alunas do ensino médio; e a Numismática (coleção de moedas) como ferramenta de aprendizado das matérias: história, química e física.

Também atua como professor e coordenador do curso de química da ETEC Trajano Camargo desde 1994, sendo orientador de estágio desde 2011. Por sua dedicação, o sucesso em sua trajetória acadêmica é reconhecido por meio do Troféu Fumagalli 2022.

Guilherme

 Guilherme Faria

 

Destaque nas artes marciais, foi campeão mundial de muay thai na Tailândia nos anos 2014 e 2017. Em 2021, conquistou vitória no XFC – Xtreme Fighting Championships, derrotando um oponente que já teve passagem no UFC – Ultimate Fighting Championship. Já em 2022, recebeu um chamado com apenas dois dias de antecedência do LFA – Legacy Fighting Alliance, para lutar na edição de número 125 da organização, nocauteando seu rival. 

Atualmente, vive em Sacramento, na Califórnia, Estados Unidos da América, onde é o treinador responsável da Team Alpha Male, uma das maiores equipes de MMA do mundo. Além disso, Guilherme e seu irmão Fábio Faria, são sócios da academia Faria Fighters, localizada na cidade de Limeira.

Frente ao seu esforço e elevando o nome da cidade em nível internacional, Guilherme é merecedor da homenagem.

 

9303ce6d-20f8-46f8-b40f-455297d58c68

Francisco Ferrari Pironti

 

Com apenas 14 anos de idade, é um atleta enxadrista de alto rendimento, inscrito na Confederação Brasileira de Xadrez e na Federação Internacional de Xadrez. Em junho de 2021 alcançou vitória no XXII Circuito Vale Paraibano Absoluto, conquistando o mérito da disputa direto com Henrique Mecking, lenda da história do xadrez mundial, e em setembro do mesmo ano, foi campeão do 2º festival de xadrez Via Vale na cidade de Taubaté na categoria sub-16. 

Em 2022, no mês de janeiro, conquistou o título oficial da CBX de “Candidato a Mestre Nacional de Xadrez”, como também, foi campeão do Torneio Internacional Floripa Chess Open – Categoria Estudantes sub-14. E em maio, foi campeão invicto do Torneio Clássico Absoluto de Xadrez de São José dos Campos, na categoria absoluta. Através deste reconhecimento por meio do Troféu Fumagalli, a sociedade limeirense motiva Francisco em seu crescimento constante, reforçando o seu talento nato a este esporte.

53b7de33-7a36-4c4d-b456-cd39aa278df2

Maicon Medeiros

 

Limeirense, graduado em Educação Artística pelo Centro Universitário UNAR, com habilitação em desenho. Fundou em 2014, na sua cidade natal, a escola “Estúdio Monolito”, onde também atua como professor. Este espaço tem a preocupação de formar alunos capacitados para atuar no desenho, ilustração e no desenvolvimento de “concept art” – arte conceitual. 

É autor das ilustrações do livro Liga das Mulheres Cientistas, selecionado em duas categorias do Troféu HQMix 2021, maior prêmio de HQ do Brasil, perdendo apenas para Maurício de Sousa (Turma da Mônica) e para uma publicação do grupo da MARVEL.

Por seu talento notável e iniciativa em capacitar e formar seus alunos para o mundo das artes, é merecedor deste reconhecimento.

 

LOGO DOWN DANCE BRASIL

Down Dance Brasil

 

O projeto na área de dança foi iniciado em 2017 pela Associação Amigos Especiais de Limeira, sendo coordenado pelo professor Bhetho Bastelli. 

O grupo ganhou destaque ao se apresentar em grandes eventos de dança, sendo premiado nos seguintes festivais: Ecodança de Limeira (1º lugar e prêmio revelação), Mercosul de Dança da Argentina (2º lugar), Arte e Expressão em Rio Claro (1º lugar), Dança de Pirassununga (1º lugar), Melhores da Dança de Rio Claro (1º lugar), Dança de Cubatão (1º lugar), Dança de São Vicente (1º lugar), e indicação para o Festival Arte Metropolitana na Bahia, entre outros.

Diante do talento dos participantes, o professor tem se empenhado pela inclusão da categoria “Necessidades Especiais” nos festivais de dança pelo Brasil.

O Down Dance Brasil não apenas promove a inclusão, mas eleva o nome da cidade no cenário nacional e internacional das artes e da cultura, sendo um grande merecedor desta homenagem de Limeira.

8c8cb302-1e9f-4c4d-8d73-e41de47abe17

Cacilda Silveira Santos

 

Formada em pedagogia, é mestre em supervisão e currículo, com habilitação em educação especial e administração escolar.

Cacilda é colaboradora na Associação de Reabilitação Infantil Limeirense – ARIL, registrando em sua carreira mais de 50 anos de dedicação à instituição, em que oferta importante trabalho para a sociedade, ocupando o cargo de diretora da Escola de Educação Francisco D’Andrea, vinculada à ARIL. Também coordenou e dirigiu a escola da unidade de Iracemápolis da referida associação.

Ainda como destaque, ministrou aulas em faculdades e foi voluntária no Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência de Limeira, sendo que, atualmente, é membro titular de educação especial do Conselho Municipal da Educação, representando a ARIL.

Sua trajetória de doação pessoal e profissional, visando o desenvolvimento de nossa sociedade, engrandece o Troféu Fumagalli, inspirando cidadãos e fazendo-a merecedora deste reconhecimento. 

IMG-20211110-WA0043

 

Libertadores do Riso

 

O Grupo de Clown soma 25 anos e mais de 700.000 visitas para pacientes e acompanhantes na Santa Casa de Misericórdia de Limeira, estes números traduzem as incontáveis horas de dedicação voluntária daqueles que, por amor à arte do palhaço e, principalmente, amor às pessoas, transformam vidas através do riso. 

O Grupo não espalha essa alegria sozinho, envolvendo não apenas seus voluntários, como também empresas, escolas, grupo de escoteiros e a comunidade em geral, através do projeto “Lacre do Amor” – que transforma lacres de alumínio, tampas de plástico e metal, em cadeiras de rodas destinadas às entidades assistenciais de Limeira e região.

Cuidar do próximo é uma atitude sublime, e honrosamente, o Grupo é merecedor desta láurea.